OS CAUSOS DE " SEU GRAEFF"
O PICA PAU
Esses causos foram contados por seu Eloi Graeff, um aposentado que viveu em Porto Amazonas e gostava muito de pescar e contar "causos".Contou-nos que em certa ocasião quando estava pescando lambaris no rio Iguaçu começou a escutar um barulho estranho.
Ele parou de pescar e durante algum tempo ficou ouvindo o barulho que era assim: toc,toc,toc,...chiuu,chiuu...toc,toc,toc,chiuu,chiuu...
Ué! Ele saiu por entre as árvores para descobrir de onde vinha o barulho. Tal não foi sua surpresa ao avistar em uma árvore, muito dura, um pica-pau trabalhando para fazer sua casa.
O estranho barulho era proveniente dali, pois, o pica-pau ficava com o bico vermelho de calor e voava até a água para esfriá-lo.
E ao colocar o bico na água fazia chiuuuu levantando vapor.
O TIZIU
Em outra pescaria narrada por seu Graeff, aconteceu o seguinte:
O dia não estava propício para a pescaria, pois ele jogava a linha na água e nada do peixe beliscar. Teve de trocar de lugar várias vezes até ficar perto de uma pedra.
Ele ficou muito tempo e nada dos peixes aparecerem. Foi aí então que apareceu um tiziu ( Pássaro comum na região) e sentou na ponta da vara. Ele espantava o pássaro, mas este voava e voltava a pousar na vara, incomodando o pescador. Foi aí que o pescador pensou: este pássaro vai parar de incomodar. Vou aprontar uma para ele.E então quando o pássaro aproximou-se da vara, ele atirou-se para o lado e o pássaro caiu na água e morreu afogado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário